O Theatro Municipal do Rio de Janeiro[1] é um dos mais importantes teatros brasileiros. Localiza-se na Cinelândia, centro da cidade do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 14 de julho de 1909[2] durante a prefeitura de Souza Aguiar,[3] mas tendo a obra sido iniciada no governo anterior (de Pereira Passos), como parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio de Janeiro e abertura da Avenida Central, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de ballet.
Apesar do nome, o teatro não pertence ao município, mas está vinculado ao estado do Rio de Janeiro.[4] Atualmente o teatro é dirigido pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que tem Clara Paulino como presidente e Ira Levin como diretor artístico.[5]
Para suas temporadas líricas, o teatro conta com os seguintes corpos artísticos: Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ligada também ao teatro existe a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.